segunda-feira, 28 de maio de 2012

28 DE MAIO DIA MUNDIAL DO BRINCAR

O Dia Mundial do Brincar é comemorado em vários países do mundo. O Brasil aderiu à proposta da Associação Internacional de Brinquedotecas - International Toy Libraries Association (ITLA) e o comemora no último sábado do mês de maio, ou em torno desta data, em função das necessidades dos organizadores nos diferentes pontos do País. 


A idéia da manifestação festiva é reunir várias gerações ao ar livre, ao redor de tabuleiros, brinquedos e muitas brincadeiras. 

A Associação Francesa da Brinquedotecas – Association des Ludothèques Françaises – ALF há muitos anos estimula a comemoração. Tanto no seu site, como no site francês www.fetedujeu.org, temos acesso à documentação que organiza e incentiva a realização da festa. A iniciativa visa buscar o reconhecimento do brincar como: 
- atividade essencial para o desenvolvimento da criança; 

- instrumento de aprendizagem, de transmissão do saber e de educação para todos; 

- expressão cultural favorecedora de encontros interculturais e intergeracionais; 

- criador de vínculo social e de comunicação; 

- ocupação de lazer e fonte de prazer. 

Nas palavras da ITLA, o DIA MUNDIAL DO BRINCAR “é um dia de total atenção ao outro, de uma geração para a outra, um dia em que crianças e adultos possam fazer o que tiverem vontade, um dia relaxante e com ênfase na interação humana. Não precisamos parar o mundo por um dia, brincaremos no nosso próprio lugar, na nossa casa, na nossa escola, na nossa praça. Certamente estamos descrevendo mais uma atitude que uma atividade. Um dia que seja divertido, mostrando adultos e crianças em situações interativas, promovendo seu saudável e feliz crescimento, através de atividades da sua escolha. Se todo mundo puder fazer isto no mesmo dia todos os anos, teremos então o DIA MUNDIAL DO BRINCAR”. 

No hemisfério norte o clima começa a esquentar e o céu azul convida para o evento que toma conta das ruas, abre as portas das brinquedotecas e esparrama o brincar pelas cidades. Para nós, no hemisfério sul, o período anuncia o inverno e os dias, mais frescos, ainda estão ensolarados. Não é interessante imaginar que estamos todos brincando, no mesmo dia, debaixo do mesmo céu que embrulha o planeta.
Fonte: http://www.abrinquedoteca.com.br/entrevista2.asp?id=26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Facebook Badge